Continua após a publicidade.
ad

Os mais pequenos são o futuro. Por isso mesmo, conheça algumas lições de carreira para ensinar às crianças desde cedo e prepare-os.

Existem lições de carreira para ensinar às crianças que devem ser mencionadas desde cedo na educação. Se também tem filhos ou sobrinhos, netos ou até afilhados vai gostar de saber tudo sobre o tema.

Afinal, quando tentamos passar algumas das lições de carreira para os mais pequenos, estamos a ajudá-los a desenvolverem atitudes, competências e habilidades para o futuro.

Por vezes, até uma simples história de uma situação que tenha acontecido no trabalho e que seja importante realçar, pode ajudar na compreensão do assunto. Fique connosco e descubra mais sobre o tema.

Continua após a publicidade..
ad

5 lições de carreira para ensinar às crianças desde pequenas

Como sabemos, aprender é um processo muito mais fácil durante a primeira fase da vida, ou seja, até aos 7 anos. Por isso mesmo, os mais pequenos têm uma maior facilidade para aprender números, idiomas, letras e outros conhecimentos.

Também nessa fase, é importante estarmos preparados para refletir sobre lições de carreira para ensinar às crianças. Já que até aos 7 anos, se começam a formar os valores, as características da pessoa e até a sua identidade.

Por isso mesmo, existem aspetos cruciais que os mais pequenos devem aprender desde cedo. Saiba quais são.

1.

Não há sucesso sem trabalho

Uma das lições de carreira para ensinar às crianças desde cedo é precisamente esta: a de que não existe sucesso sem trabalho. Isto é, explique que para conseguirem alcançar a independência financeira que tanto ambicionam, é necessário trabalhar bastante diariamente.

Para além disto, é essencial demonstrar aos mais pequenos que, muitas vezes, eles vão precisar de sacrificar o seu tempo, horas de sono e até momentos de lazer a fim de conseguirem o que querem nas suas vidas.

Continua após a publicidade..
ad

Se necessário conte a sua própria história, converse sobre quando começou e trabalhar e os motivos que o levaram até aos diferentes locais. Fale abertamente sobre trabalhos específicos e aprendizagens que retirou.

2.

É importante rodearmo-nos de pessoas bem-sucedidas

Há já vários livros que defendem esta ideia e a verdade é que o contacto diário com pessoas quem pensam grande é crucial para estimular o aumento da consciência sobre o sucesso – sobretudo nas crianças.

Pode incentivar os mais pequenos a criarem relacionamentos com pessoas de sucesso, ler livros adequados à idade, mas que contenham uma mensagem importante, cultivar as amizades na escola e até sentarem-se na cantina ao lado de algum amigo novo a fim de o conhecerem melhor.

No fundo, o importante é dar a entender às crianças a importância de estarmos rodeados de pessoas bem-sucedidas, mas sem que isso nos afete a mente ou a autoestima. Há que ter relacionamentos com todo o tipo de pessoas.

3.

Amar o trabalho é meio caminho andado para a felicidade

É crucial que as crianças percebam desde cedo que amar aquilo que fazemos é mesmo meio caminho andado para nos sentirmos bem e felizes.

No fundo, a carreira profissional afeta todos os aspetos das nossas vidas. Por isso mesmo, é importante que as crianças saibam escolher o caminho que querem seguir com algum cuidado.

Publicidade
ad

O que se pretende é dar a entender que escolher uma profissão somente por causa do salário pode ser um erro grande. Afinal, significa investir tempo, dinheiro e energia que podem não resultar em felicidade e bem-estar.

Assim, as crianças devem escolher algo que gostem mesmo de fazer e com o qual se identifiquem. Caso contrário, dificilmente serão felizes e realizados no trabalho.

4.

Não deixar escapar as oportunidades que surgem

Ao longo das nossas carreiras profissionais, vão aparecendo algumas oportunidades e, muitas vezes, deixamos escapar algumas que mais tarde nos arrependemos.

Por isso, é importante orientarmos as crianças com o objetivo de agarrarem com unhas e dentes todas as oportunidades que signifiquem um crescimento na área de formação e profissão escolhidas.

Converse com os mais pequenos, fale sobre aquela oportunidade que deixou passar e cujo arrependimento surgiu de imediato. De facto, uma vez perdida, dificilmente voltará a aparecer.

Verá que as crianças farão questões sobre o assunto e começarão a ganhar uma consciência diferente no que diz respeito às oportunidades.

5.

Aprender a gastar o nosso tempo de forma eficiente

Não há nada melhor no mundo do trabalho do que sabermos qual a melhor forma para gastarmos o nosso tempo de forma inteligente. Assim, o ideal é começar a orientar as crianças a utilizarem o tempo que têm disponível para desenvolverem competências e habilidades que podem vir a ser úteis no trabalho.

Além disto, é crucial que aprendam a relaxar desde cedo. Nesse sentido, talvez seja interessante experimentarem alguns programas de lazer que os façam relaxar verdadeiramente.

Converse com os mais pequenos sobre a importância de saber gerir o tempo entre conhecimento, trabalho e descanso. Esta ideia deve ficar bastante clara para as crianças a fim de evitarem possíveis problemas no futuro.

No fundo, as lições de carreira para ensinar às crianças são baseadas em tudo aquilo que vamos absorvendo à medida que vamos trabalhando e adquirindo experiência. O ideal é ter uma conversa informal, utilizando pequenas histórias do seu dia-a-dia para o ajudar a enfatizar a importância de alguns valores no trabalho.

Share.