Continua após a publicidade.
ad

Se você tem ou já teve um carro ou moto em casa, sabe que um automóvel não é algo tão simples quanto parece. Ou seja, é necessário estar sempre pronto para lidar com “urgências” e manutenções que podem aparecer quando você menos espera. 

Por isso, a seguir vamos falar de alguns cuidados que você pode ter nos postos de gasolina. Anote quais são os itens que os frentistas oferecem e você não deve aceitar. Entenda todos os detalhes e saiba porque é importante estar sempre ligado para esse tipo de questão – pela saúde do seu carro e do seu bolso. Confira!

Truque frentista
Saiba quais são as ações e produtos de frentistas que você deve evitar (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

“Truques de frentistas”

Ao procurar nos sites de pesquisa sobre essa nobre profissão encontramos diferentes tipos de dúvidas. Algumas pessoas querem saber quanto paga, se vale a pena e etc. 

Contudo, também existem muitas pessoas que procuram sobre os chamados truques de frentistas.

Continua após a publicidade..

Esse tipo de problema ganhou grande repercussão depois que o Fantástico, da TV Globo, fez matérias mostrando verdadeiros esquemas de vendas. Foram confirmados que alguns profissionais recebiam comissões para vender determinados produtos. 

Evidentemente, isso diz respeito a uma minoria de profissionais que realmente faz esse tipo de venda abusiva e desnecessária. 

Ainda assim, é importante ficar atento para não acabar tendo gastos muito além do necessário.

Continua após a publicidade..

Veja também: Reveladoras: estas são MELHORES dicas para ECONOMIZAR combustível!

Por que é necessário tomar cuidado com esse tipo de produto?

Especialistas lembram que várias das ofertas que são feitas em postos de combustíveis na hora de abastecer são desnecessárias. Ou seja, você realmente não precisa ficar trocando o óleo do motor o tempo todo. 

E mais importante do que isso, especialistas lembram que alguns postos e frentistas simplesmente não estão prontos para lidar com itens que eles próprios oferecem.

Ou seja, você pode estar botando o seu veículo em risco por conta da falta de capacitação técnica ou equipamentos necessários. E para evitar lidar com esse tipo de problema, o melhor caminho é saber o que você pode deixar de lado na hora que receber alguma oferta. 

5 coisas que os frentistas oferecem e você deve dizer não

Por fim, vamos ao que interessa! A seguir vamos falar não apenas de produtos, mas também de ofertas que acontecem com frequência e muitas pessoas não sabem dizer não. 

Veja a lista de 5 coisas que você pode dizer não ao frentista:

  1. Aditivo no combustível: você NÃO precisa aceitar esse tipo de item já que o combustível e o óleo lubrificante já são certificados para garantir sua tranquilidade; 
  2. Aditivo no radiador: também é necessário tomar cuidado com essa questão já que, a depender do carro, não é interessante nem usar água da torneira; 
  3. Completar o óleo: esse é o mais comum de todos! A verificação do nível de óleo já aconteceu com praticamente todos os profissionais: o problema é se você encontrar um profissional “picareta”. Muitos dizem que falta lubrificante no carro, quando o nível está normal. Outra coisa: o nível do óleo pode estar baixo porque o motor quente ainda não viu o produto descer para o cárter; 
  4. Checar fluído do freio: esse é o tipo de serviço que apenas especialistas devem fazer, por isso sempre dica não; 
  5. Trocar as palhetas do limpador de para-brisa: nem sempre isso é necessário! Em alguns casos é possível deixar a sua “nova” apenas limpando com água para tirar a sujeira que acumulou. 

Veja também: GOLPE DO PIX: como pedir o seu dinheiro de volta sem enrolação

Share.