

Você tem compromisso em outra cidade e precisa agendar o voo. O problema é justamente que existem demasiados dias entre a reserva e o voo em questão. Dias em que as coisas podem mudar e você terá que reagendar ou até mesmo cancelar.
¿Se eu não puder viajar, eles devolverão meu dinheiro? É uma pergunta que responderemos na íntegra, então leia até o final.
Posso receber o dinheiro de volta se não fizer a viagem?
Ele não poder viajar na data em que o voo foi planejado Em primeiro lugar, é um dos eventos mais comuns que ocorrem nos aeroportos.
Isso pode ser devido a uma mudança de planos em relação à data, à situação política ou climática do país de destino ser desfavorável ou à falta de dinheiro suficiente para sobreviver no destino selecionado. Entre tantos outros acontecimentos que podem fazer você pensar duas vezes antes de embarcar no avião do voo reservado.
Nestes casos você pode realizar inúmeras reivindicações e açõesdependendo de qual foi o fator que o impediu de viajar.
A companhia aérea é obrigada a reembolsar o dinheiro quando você não viaja?
A devolução do dinheiro investido na passagem para voar para o destino selecionado, seja nacional ou internacional, depende inteiramente da companhia aérea onde foi adquirida.
- É estabelecido de acordo com os termos e condições da empresa.
A maioria das companhias aéreas se recusará a reembolsar o dinheiro que o cliente gastou na viagem, alegando que pode fornecer-lhe um voucher para voos futuros. Ou garantem ao viajante que poderá remarcar o voo para quando preferir.
Somente em cPessoas muito pontuais terão acesso ao dinheiro de volta em dinheiro que foi investido pelo viajante.
No entanto, você precisa saber que uma companhia aérea, Na maioria das vezes, você não é obrigado a devolver o dinheiro. de um bilhete se o cliente cancelou o referido voo sem uma boa justificação.
Razões para devolver dinheiro por não viajar
Existem dezenas de razões pelas quais um voo não viaja ou uma pessoa o cancela porque não é conveniente para ela ou porque não poderá viajar. Esta seção listará os casos que ocorrem com mais frequência:
A companhia aérea cancela a viagem
- Se a companhia aérea cancelar a viagem é obrigado a devolver o dinheiro do ticket até o cliente.
Isso porque o cliente pode ter perdido a oportunidade que teve ao viajar e não precisar mais fazê-lo. Embora muitas vezes a companhia aérea fará todo o possível para que você aceite vouchers e cupons de desconto em vez do dinheiro que você investiu no voo.
O usuário não viaja com pretextos válidos
No caso específico de o passageiro ter escolhido o país errado no momento da compra do bilhete, não possui a documentação necessária para inseri-lo e houver alguma eventualidade que o impeça de permanecer no país de destino, você poderá alegar o caso à companhia aérea e solicitar a devolução do seu dinheiro.
Fechamento do espaço aéreo
Em alguns casos, o espaço aéreo de um país é fechado, o que impede a entrada de voos de qualquer classe, impedindo a conclusão do voo até o destino.
- Se o espaço aéreo do seu país ou do país de destino estiver fechado e o voo não puder ser concluído você tem o direito de exigir um reembolso.
Proíbe a entrada a uma determinada nacionalidade
Caso o país para o qual pretende viajar proibisse a entrada de pessoas de uma determinada nacionalidade Você tem o direito de solicitar o reembolso do seu dinheiro.. Por se tratarem de eventos que não podem ser previstos e você não poderá viajar para o destino que planejou desde o início, e muito provavelmente não poderá fazê-lo no curto prazo.
Outros casos em que uma companhia aérea deve reembolsar o dinheiro
Durante 2019 e 2020, o mundo viveu uma pandemia de COVID-19, que fez com que vários países fechassem imediatamente as suas fronteiras devido ao alarme pandémico.
Muitos países cujas fronteiras permaneceram abertas exigiram um estudo para determinar se a pessoa tinha ou não esta doença e se o passageiro chegou ao país de destino. Sem este estudo teria que ser devolvido.
Nestes casos especiais, poderá ser solicitado o reembolso do valor do bilhete, uma vez que não se cumprem os novos requisitos de entrada no país de destino. Ou, é impossível viajar devido às restrições do país de destino ou país de onde você está viajando.
O que fazer se eles se recusarem a reembolsar a passagem?
Quando a companhia aérea se recusa a reembolsar a passagem, ou o método de reembolso não é do agrado do cliente, diversas ações podem ser tomadas para tentar fazer com que a companhia aérea mude de ideia e reembolse a totalidade da passagem aérea. Entre essas ações estão as seguintes:
Insista gentilmente
Deixe suas emoções de lado e Por favor, entre em contato com o atendimento ao cliente da companhia aérea. A ideia é pedir que devolvam o dinheiro da sua passagem em dinheiro. Certifique-se também de deixar todas as informações necessárias para que possam efetuar efetivamente o reembolso para sua conta bancária, ou para a conta bancária de quem comprou diretamente o bilhete.
A chave aqui é gentil insistência, com boas bases e argumentos. Assim você defenderá o seu ponto de vista e a necessidade de reaver o dinheiro investido no voo que não realizou.
Evite ser rude e ameaçadormude isso sendo constante e tendo uma boa base de raciocínio.
Torne a afirmação “viral”
É a era das redes sociais onde você pode encontrar centenas e até milhares de pessoas que se identificam com você. Ou tenha a boa fé de apoiá-lo em sua luta pela justiça.
Caso não obtenha o reembolso de forma amigável, poderá encaminhar a reclamação para as redes sociais. Lá você pode, através de um postanexe evidências de foto e vídeo além de um texto bem específico sobre o que aconteceu, o seu caso.
Uma das ferramentas mais poderosas para ganhar visibilidade em caso de abuso por parte de uma companhia aérea é o Twitter. Nesta rede social você pode denunciar um evento utilizando as chamadas “hashtags”, com as quais você pode alcançar milhares de pessoas que estão seguindo um tópico específico.
Ao expor e-mails e mensagens enviadas para agências de voo e companhias aéreas Você estará dando-lhes má publicidade. E eles, com o desejo de parecerem bons para potenciais futuros compradores, responderão ao seu pedido, mesmo que com relutância.
Faça uma reclamação junto à Visa, Mastercard, Discover, o emissor do seu cartão
Diante da recusa por meio de gentil insistência e pressão nas redes sociais, você pode fazer uma reclamação ao emissor do seu cartão de crédito.
Através de um e-mail você deve explicar tudo o que aconteceu. Inclua o motivo pelo qual você não pode viajar e que a companhia aérea só está oferecendo cupons para voos futuros quando você você precisa do dinheiro que pagou, já que você não planeja viajar com eles no futuro.
A empresa emissora do cartão se dedicará a investigar a natureza da despesa e as evidências que você anexar, a companhia aérea ou agência de voo também será contatada para coletar provas.
O período de espera para O processamento de um reembolso por meio do emissor do cartão de crédito ou débito leva dois meses. Dentro deste prazo você poderá obter o valor total pago se for considerado que o destinatário do pagamento está agindo de forma injusta ou fraudulenta.
Combine todos os métodos
Diante da recusa absoluta você pode combinar a pressão nas redes sociais, enviando e-mails “amigáveis” para a companhia aérea e solicitando o estorno da transferência através do emissor do cartão.
Você também pode informar às pessoas o que aconteceu em sites dedicados a avaliar a transparência dos serviços de companhias aéreas e agências de voo. Deixe uma avaliação muito clara que avise os outros sobre o problema que você está enfrentando com eles. Isso gera uma publicidade muito ruim se eles não devolverem seu dinheiro para que você possa alterar a classificação.