Gostaria de se dedicar à carreira judicial e atuar como juiz na Espanha? Se sim, saiba que é uma profissão muito exigente, mas também muito gratificante. Implica grande responsabilidade e um profundo conhecimento do direito e da justiça.
Neste artigo Explicamos quais requisitos você deve atender, quais estudos você deve concluir e como são as oposições para se tornar juiz.
O que estudar para ser juiz?
O primeiro passo para se tornar juiz na Espanha é obter o título de Bacharel ou Licenciatura em Direito, que dura quatro ou cinco anos, dependendo da universidade. Durante a licenciatura são adquiridos conhecimentos básicos sobre os diferentes ramos do direito, como o direito civil, penal, administrativo, constitucional, processual, etc.
Após a obtenção do diploma, o candidato deverá realizar um mestrado qualificado para o exercício da advocacia. Tem a duração de um ano e meio e inclui estágios profissionais em escritórios, instituições ou entidades colaboradoras.
Este mestrado é obrigatório para poder aceder aos concursos da carreira judicial. O próximo passo é preparar as oposições para juizque são alguns dos mais difíceis e competitivos que existem.
As oposições Eles consistem em três exercícios eliminatóriosque são feitos oralmente e tratam dos seguintes temas:
- O primeiro exercício consiste em apresentar quatro temas escolhidos aleatoriamente durante uma hora de um total de 315. Abrangem as matérias de direito civil, penal, constitucional, administrativo, processual, comercial, internacional, comunitário e de organização judiciária.
- O segundo é resolver um caso prático de direito civil ou criminal por uma hora escolhido pelo requerente. E apresentar durante meia hora quatro temas escolhidos aleatoriamente de um total de 100, abrangendo assuntos de direito civil, penal e processual.
- O terceiro exercício consiste em resolver um caso prático de direito administrativo ou contencioso-administrativo durante uma hora, escolhido pelo requerente. E apresentar durante meia hora quatro temas escolhidos aleatoriamente, de um total de 50, abrangendo as disciplinas de direito administrativo, direito contencioso-administrativo e organização judiciária.
Os candidatos aprovados nos exames deverão realizar curso seletivo de formação teórico-prática na Escola Judiciária. Esta instância tem duração de nove meses e inclui estágios supervisionados em tribunais e tribunais.
Ao final do curso, os candidatos obter a nomeação de juízes e são designados aos tribunais de primeira instância e de instrução que lhes sejam atribuídos.
Requisitos para ser juiz na Espanha
Para poder aceder à carreira judicial em Espanhavocê deve atender aos seguintes requisitos:
- Ser espanhol ou ter nacionalidade de qualquer um dos Estados-Membros da União Europeia ou dos Estados com os quais tenha sido assinado um tratado internacional que reconheça o acesso ao emprego público.
- Ser maior de idade e não atingiram a idade da reforma forçada.
- Estar em posse de Bacharelado ou Licenciatura em Direito o equivalente.
- Não sofrer de nenhuma doença ou limitação física ou mental que impeça o desempenho das funções do Poder Judiciário.
- Não ter sido condenado por crime doloso nem ser inabilitado para o exercício de funções públicas.
- Não estar envolvido em qualquer causa de incompatibilidade prevista em lei.
Portanto, se você deseja transmitir a lei e ajudar os mais desfavorecidos, esses são os passos para que você possa atuar como juiz.