Continua após a publicidade.
ad

Você teve a sorte de conseguir uma bolsa em dinheiro para cobrir despesas de estudo. Agora, a empresa, governo ou pessoa física que doa essa bolsa para você tem mecanismos para saber em que você está investindo esse dinheiro. E se eles acreditarem que você não está utilizando para os fins que eles estabeleceram desde o início, eles podem retirá-lo, e não só isso, eles também Eles podem exigir seu retorno.

Caso você se encontre envolvido neste problema ou queira saber o que fazer se isso acontecer, nós o avisaremos. como devolver o dinheiro da bolsa de estudos e evitar problemas legais.

Por que devolver o dinheiro da bolsa?

Ao ser aprovado para uma bolsa e recebê-la, você também aceita os termos e condições que deverá cumprir para mantê-la.

Caso você não cumpra, a entidade que oferece a bolsa poderá não só retirá-la, mas também exigirá que você devolva parte dele que foi utilizado para fins diferentes daqueles originalmente estabelecidos no acordo.

  • A entidade que concede a bolsa ao estudante ou atleta é livre de exigir a totalidade dos fundos que tenham sido atribuídos ao jovem se determinar que todos esses fundos foram usados ​​de maneira fraudulenta.

Razões pelas quais a devolução da bolsa é necessária

A seguir, vamos contar quais são os cenários em que a entidade concedente se baseia para suspender a bolsa e exigir a devolução dos recursos:

Casos em que a bolsa pode ser retirada

Nestes casos, apenas a bolsa é devolvida, sem que o aluno necessariamente precise devolver o dinheiro que foi oferecido para seus estudos ou atividades esportivas:

  • Violar os termos e condições fatores internos específicos da instituição bolsista, que podem ser muito diversos, como mau desempenho em avaliações, mau desempenho em provas de aptidão esportiva, entre outros casos.
  • Haber obteve a bolsa com base em informações imprecisas sobre o propósito de sua administração.
  • Não cumprimento dos requisitos no momento da concessão da bolsa, ainda que tenham sido atendidas no momento da solicitação.

Casos em que poderá ser solicitada a devolução de verbas de bolsas

Caso a culpa seja mais grave ou os termos e condições da entidade que concedeu a bolsa a contemplem, poderá:

  • Solicitar a devolução do dinheiro concedido pela bolsatotal ou parcialmente nestes casos:

Você pagou sua mensalidade com seu próprio dinheiro

Caso o aluno pagou com seu próprio dinheiro inscrição para um trimestre ou semestre, ou uma competição ou treinamento esportivo.

  • Você será solicitado a reembolsar o dinheiro da bolsa que recebeu, pois não precisará dele.

Ele abandonou a corrida

Por que tenho que devolver o dinheiro da bolsa?

Continua após a publicidade..

Se a entidade concedente descubra que você abandonou a corrida, mas você continuar usando o dinheiro da bolsa, será solicitado que você devolva esse dinheiro imediatamente porque:

  • Você o está usando para fins diferentes daqueles originalmente estipulados no contrato.

Tendo um desempenho abaixo das expectativas

Em caso de você não passou em 50% das matérias Você será solicitado a reembolsar o dinheiro da bolsa, exceto as mensalidades. Caso se estudem carreiras científicas ou técnicas, como engenharias ou carreiras que tenham a ver com matemática, física ou química, é necessária a aprovação em pelo menos 40% das disciplinas matriculadas.

  • Você não só terá que devolver o dinheiro da bolsa, mas ela será suspensa.

Não entregar a tese de licenciatura

Caso tenha sido solicitada uma bolsa para poder concluir a licenciatura através da apresentação de um projeto de licenciatura e nenhum tenha sido apresentado após dois anos.

  • A bolsa será suspensa e você terá que devolver o dinheiro correspondente a este período de estudos.

Não comparecer em 20% das aulas

Não basta assistir a 80% das aulas no período de um ano.

  • Se você perder 20% das horas acadêmicas atribuídas Você terá que devolver o dinheiro da bolsa.

Não ter bom desempenho acadêmico/esportivo

Em caso de testes de aptidão esportiva mostram como não apto atleta por condições que poderiam ter sido evitadas, será solicitado a devolver o dinheiro da bolsa.

  • Se você notar um declínio nas notas e dependendo dos termos e condições da entidade concedente, poderá também ser exigido um reembolso.

Processo para devolução do dinheiro da bolsa em 2023

Quando devo devolver o dinheiro da bolsa?

Continua após a publicidade..

Normalmente você descobrirá que terá que devolver o dinheiro da sua bolsa através de e-mail, mensagem de texto, chamada ou mensagem Whatsapp pelo governo ou entidade privada que lhe concedeu a bolsa. Da mesma forma, se a bolsa for do tipo MEC, no módulo de notificações do site, no seu perfil, você poderá ver a solicitação do seu reembolso.

A entidade pode ter tomado conhecimento de desvio de recursos ou de um dos casos descritos acima e não exigir a devolução da bolsa imediatamente. Mas Eles têm 4 anos a partir da sua aprovação para fazê-lo.

Para reintegrar uma bolsa tipo MEC na Espanha Você deve entrar na sede eletrônica desta instituição e seguir estes passos:

Notificación

Quando você for notificado, um anexo chegará em sua caixa de entrada de notificação. Este é ele modelo 069 em que estão os diferentes métodos de depósito que a entidade dispõe para o reembolso de fundos de bolsas.

Você terá um ano para pagar os fundos da bolsa sem jurosuma vez que se trata de um reembolso de fundos à vontade.

  • Você também não vai preencher o arquivo de reembolso da bolsa, pois o está devolvendo voluntariamente.

Agora, se você tiver uma maneira de verificar se isso é um erro, você pode criar um arquivo com evidências indicando como os fundos da bolsa foram usados. E que estes estejam de acordo com os estatutos iniciais do contrato (materiais de estudo, taxas de inscrição, subsídio de transporte, entre outros).

Preparar arquivo

Caso o valor correspondente ao valor total ou parcial da bolsa exigida pela entidade não tenha sido devolvido um arquivo de reembolso será aberto.

Com este arquivo Você explicará por que não devolveu os fundos e você estabelecerá um novo prazo para cumprir sua devolução.

Resolução do processo de reembolso de bolsas

Quando abrir um arquivo para devolução de bolsa

Depois de o Ministério ou a entidade concedente decidir que o processo é válido Um novo período de carência será aberto sem juros para que a bolsa possa ser devolvida.

O Agência Tributária sobre o comportamento do aluno ou atleta, mas não sem antes avisar o aluno sobre esta ação quando:

  • O aluno se recusa a completar o arquivo ó
  • O arquivo é rejeitado devido a demandas irrealistas ó
  • Eles não podem prosseguir

Se o caso atingir essas consequências, você pode comparecer pessoalmente à Agência Tributária e solicitar o pagamento de parcelas da dívidaapresentando um cronograma para realizá-los.

O que acontece se eu não devolver o dinheiro da bolsa?

Caso você decida não devolver o dinheiro da bolsa após inúmeras advertências, a Agência Tributária procederá à apreensão de tantos bens são necessários para pagar toda a dívida da bolsa junto com os juros.

Você já foi reintegrado por não pagar uma bolsa de estudos? Conte-nos sua experiência em relação a este tema.

Share.